sexta-feira, 8 de julho de 2011

Festival Grito Suburbano - 2011 - Resenha.



Bar do Cabelo – Festival Grito Suburbano 2011

Dia 03 de Julho de 2011, o BAR do CABELO, com seu já tradicional Rock Fest, saiu de dentro do BAR e foi a rua. Rua São Pedro, em frente ao Colégio Cacilda, Bairro do “Coroadão”, como ficou conhecido, depois de várias homenagens feitas pela Brutal Exuberância ao seu bairro de origem.
Um evento corajoso, ousado, cheio de atitude e perseverança, assim defino o GRITO SUBURBANO, com nada menos do que 10 bandas de diferentes vertentes do Rock Pesado, isso mesmo Rock Pesado, mostrando trabalhos próprios, isso mesmo nada de “Cover Fest”!!!
           Uma presença de publico muito boa, digo em torno de uns 600 Bangers, Punks e Skatistas (foram disponibilizadas rampas e obstáculos pra galera pra galera arrebentar suas pequenas pranchas enquanto curtiam o som ao vivo), além dos curiosos. O show tinha tudo para ser o maior e mais importante evento do Ano de 2011 em Manaus.
            Com uma estrutura de palco para os músicos, que mostrara muito bem o quanto o evento prometia, em termos de qualidade, assim como uma área reservada à imprensa que foi cobrir o evento. A aparelhagem fora cedida gentilmente pelo Sr. Waldisney da Banda Os Embaixadores, que acreditou em nossa festa e foi quem ajudou a contornar problemas além de nossas possibilidades.
           Todos os músicos ficaram felizes ao ver todo o aparato conseguido pelo Carlão, organizador da Festa e dono do Miros Bar (BAR DO CABELO), para eles, sentiram-se respeitados e contentes. Claro nem tudo são flores, pois em uma cidade onde nossa cultura é jogada a segundo plano em tudo, exceto o Boi e Opera e Carnaval. Não tivemos o devido apoio e respeito solicitados à Secretaria de Cultura e outros órgãos. Tudo fora conseguido a duras penas.
           Tudo explicado, agora tinha um novo problema, 10 bandas em apenas 4 horas? Como resolver?
Com muita conversa e amizade tudo se resolve afinal estamos todos no mesmo barco do underground, onde a força e a união somam pontos a favor e garantem diversão.
Feito os devidos informes a cerca dos problemas que antecederam o evento, justificando os atrasos, eis que o show começa.

       A primeira banda a apresentar-se foi a banda EXTREMAMENTE TOSCO, que com muita garra e atitude, fez um set já conhecido, por muitos dos freqüentadores dos shows underground. Afrânio como sempre se destacando como um grande vocal gutural. A banda teve que tocar um set list curto, por conta do tempo que cada banda teria para se apresentar, destaque fica por conta das musicas “Slave Of Mel” e “Barrigada Assassina”. 


Logo em seguida a Banda PACTO DE RATO, composta por garotos com idade abaixo dos 18 anos, mostraram muita competência, considerando que os vi pela primeira vez, no Bar do Cabelo, ano passado, os garotos cresceram muito, tanto que neste shows as guitarras estavam entrosadas e limpas, musicas bem construídas, esses garotos ainda vão crescer muito na cena Metal Manaus ouça o que eu digo, não vou destacar uma música, mas todas as musicas são deles.

A noite caia e todos aguardavam umas das grandes bandas da cidade. a EVIL SYNDICATE, que tem se destacado desde o lançamento do seu Split junto com o Abuso Verbal, “Sindicato da Tortura”. O publico concentrado em frente ao palco quando começaram a ser atropelados por Miguel e seu sindicato de cordas e percussão. Com muita competência, pode-se notar que o Evil Syndicate não tem mais aquele estigma que perseguia a banda a anos atrás, de não conseguir se firmar com uma formação, os músicos que acompanham o Miguel hoje, são muito competentes e o resultado é grande show, com musicas destruidoras Destaque para At War With Evil.

A FETOS INOCENTES sobem no palco com a missão de manter o publico vibrante após a apresentação do Evil Syndicate. Tom e Cia. não perdem tempo e mandam seus petardos Punks, logo conquistaram o público, que cantavam suas musicas, destaco o baixista, puta presença de palco atitude e piração, “Joe” e Cover do Replicantes (Chernobil) foram o ponto alto dessa banda que já tem estrada e muita coisa ainda para nos presentear.

Ainda tivemos na apresentação da banda CREPÚSCULO, que tocou 3 musicas próprias, e que deixam o público ainda mais em estado de pura celebração de Rock and Roll, Bangers, Punks Thrashers, Deathers e Blackers, todos celebrando o autêntico e único estilo de vida: “O Rock and Roll“, estamos em julho e o mês do Rock esta só começando,"pensei".

    Para fechar a noite, tivemos a apresentação da Horda OLD FUNEREAL, de nosso vizinho estado de Roraima.
Foi uma apresentação boa principalmente porque os caras, ainda não tinham tocado para um publico tão grande antes, isso deve ter deixado os caras nervosos, mas não tirou o mais importante da celebração, a interação do público e banda. Com sua vocal Belillith San, despejando todo seu blasfemador poder vocal, ela conseguiu prender a atenção do publico e conduzir o show muito bem.
O que atrapalhou em nossa humilde opnião, foi falta de um baixista, que tenho certeza, quando acharem terão mais poder nas apresentações da horda, mas nada que atrapalhasse celebração da e sua apresentação.
             Como havíamos dito no começo desta postagem, os problemas que antecederam ao evento, deixou o show mais curto e conseqüentemente bandas ficaram de fora.

            O Brutal Exuberância abriu mão de seu show, para que a Old Funereal se apresentasse, o mesmo fez o Hipnose Death. A banda 515, teve problemas pessoais antes do show, impossibilitando sua apresentação. O Ctrl+Z também não pode se apresentar.

       Claro haviam muitos bangers, querendo ver Hipnose e Brutal Exuberância no palco, mas que infelizmente ficará para uma próxima vez.
Um Domingo de Sol típico e que ficará na historia do Metal Amazonense. Esse foi apenas o primeiro de muitos outros festivais de rua a serem realizados pelo Bar do Cabelo.

Agradecimentos Especiais:
Afrânio Tattoo e Jonatas (Rubico)
Underground Brasil Distro (Thony e Paulinha).
Fly Kintal Zine.
Radio Vertical
Mestre Walmar.
Charlie (Bobs).
Afranio, Naldão e Sandinho – Brutal Exuberância
Erick, Hipnose Death e Sandro Nine, Manifesto Rock Underground, na Apresentação do Evento.
Leley, Paulo, Banana, Chico, Preto do Skate
Dona Nadir.

Patrocinadores:
Vidal Transportes
MultSilk Estamparia
GoPec Publicidade
MEGA SOM (Valeu Sr. Waldisney)
Síntese Skate Shop


Nenhum comentário:

Postar um comentário